Perguntas Frequentes

7 perguntas para escolher o pediatra certo:

Ele acredita nos mesmos princípios que minha família?
Você é vegetariana, se trata com homeopatia ou faz parte de uma religião que não permite transfusão de sangue? O pediatra deve compartilhar de seus princípios – ou ao menos se sentir confortável com a postura adotada pela família. “Ele precisa ter disposição de atender em ciscunstâncias especiais”, explica o doutor Fábio Ancona, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Esta também é a escolha do pai do meu filho?
Muitas mães definem o pediatra sozinhas e mantêm os pais completamente afastados desta decisão. Isso é péssimo para a família, para o médico e para a criança. “Mães que escolhem o pediatra como um aliado, excluindo o pai, geram um conflito”, atesta o doutor Antonio Carlos de Souza Aranha, pediatra antroposófico. “Ela precisa ter o suporte do pai na escolha tanto do profissional como da linha seguida por ele”.

Ele tem especialização na área?
Procure os títulos de especialização do médico na área da pediatria. Estas referências podem ser checadas no site da Sociedade Brasileira de Pediatria. Indicações de familiares e checagem de referências, por meio de buscas na internet e conversas com outros pacientes, também nunca são demais.

Eu saio da consulta completamente esclarecida?
Não entendeu se é para dar o remédio antes ou depois da papainha? Tem dúvidas sobre a doença diagnosticada pelo médico ou sobre a necessidade dos exames pedidos? Nada disso é bom sinal. Pergunte tudo que achar necessário – o pediatra deve estar disponível e ser paciente para tirar todas as suas dúvidas. Se você já fez todas as perguntas que queria e não recebeu respostas claras, cuidado.

Estou considerando, em primeiro lugar, o bem estar do meu filho?
Os médicos são unânimes: não adianta escolher o profissional mais famoso se você  e o seu filho não se sentirem confortáveis com ele. O pediatra que cuidou de todos os primos do seu marido pode ter sido muito bom para a família da sua sogra, mas talvez não tenha nada a ver com o seu estilo de vida e seus princípios para a educação de uma criança. Não tenha medo de mudar – e considere sempre o bem-estar do seu filho.

Tenho empatia com o profissional?
Este é um ponto-chave na escolha do pediatra. Sentir empatia pelo médico passa por uma série de observações sutis, nem sempre relacionadas diretamente a uma consulta com a criança. Começa pelo ambiente do consultório: é limpo? Arejado? Tem brinquedos? A equipe do médico é simpática? Em uma conversa com ele, percebeu os mesmos princípios nos quais você acredita? Ele sabe lidar com seu filho e com as outras crianças no consultório? Ponto para ele.

Me sinto segura com ele?
A relação do médico com a mãe tem que ser pontuada pela transparência. Para o doutor Antonio Carlos Aranha, o pediatra deve estar disponível para todo momento em que a mãe se sentir insegura. “Não vejo a possibilidade de alguém ser pediatra e não atender telefone em caso de emergência”, diz o doutor Fabio Ancona. Se o médico não pode atender uma emergência no final de semana, precisa ter uma equipe de plantão, de responsabilidade dele, para isso.



  1. elizama disse:

    oq eu faço pra saber se meu filho esta com dor de cabeça?

    • pediaclin disse:

      primeiro devemos examinar a criança, colher a história da doença e muitas vezes complementar com exames laboratoriais e de imagem, para encontrar a causa da cefaléia.

  2. elizama disse:

    oiiiiiiiiiii o meu filho quando tinha dois meses teve uma infecçao ea medica falou q era do leite q ele tomava q era leite NAN dai ela passou pra ele tomar leite de soja ele ta com 7 meses e ainda toma… e agora eu quero dar leite ninho pra ele eu posso? obrigada!

    • pediaclin disse:

      vc pode tentar, porém se persistirem os sintomas, o leite de soja deverá ser o utilizado. Lembre-se que derivados do leite também deverão ser evitados, em caso de alergia a proteína do leite.

  3. Francisca disse:

    Qual o peso correto de um bebê aos 6 meses de idade?

  4. dailson frankin disse:

    Olá, minha filha Emilly Vitória irá compaltar 04 meses dia 18 proximo, ela está pesando 6kg, atualmente ela toma o leite Nan Pro 1, gostaria de trocar pelo Ninho, gostaria de saber qual a medida certa pra ela tomar? POr favor respondam, agradeço desde ja a colaboração de voçês.

  5. Aldinéia Alves disse:

    Bom dia…
    Gostaria de saber o que poderia estar fazendo para ajudar minha de 01 ano e 5 meses, a defecar melhor, pois suas fezes é muito dura e ressecada, e ela sofre muito toda vez que defeca. Obrigado”!!!

  6. Larry disse:

    oiiiiiiiiiii o meu filho quando tinha dois meses teve uma infecçao ea medica falou q era do leite q ele tomava q era leite NAN dai ela passou pra ele tomar leite de soja ele ta com 7 meses e ainda toma… e agora eu quero dar leite ninho pra ele eu posso? obrigada!
    +1

  7. janny klebia disse:

    primeiramente quero agradecer pela a atençao que a senhora nos da! pois ligo e sou atendida muito bem, obrigada! gostaria de saber, se tm algum problema se meu filho toma sempre estimulante de apitite, pois ele é muito ruim para comer, assim ele come melhor com o remedio.muito obrigada… sucesso no seu trabalho gostamos muito de voce.

  8. kelson carlos disse:

    sou pai de gemeos,um casal nasceram dia 18 agora hoje tem seis dias a menina nasceu pouco menor que o menino e com o rostinho um pouco baixo do lado direito e ela gosto de ficar com pescocinho sempre para o lado direito. quando ela nasceu a medica diz que era uma posição chamada de (soficles)não sei se este e o nome ela disse que em 15 dias voltaria ao normal estou um tanto preucopado, mas gostaria de saber um pouco a respeito dissa posição eo que devo fazer.Desde ja sou muito grato mas por favor me esclareçam um pouco fiquem com Deus e que Ele possa abençoar ricamente o trabalho de voçes

  9. roseane disse:

    como faço pro meu filho dormir melhor a noite?
    ele me dar muito trabalho.

    obrigada

  10. simone santos disse:

    Olá
    Eu gostaria de saber quando a criança está com as solas dos pés amareladas; pode ser sintoma de que doença. Desde já agradeço a atenção

  11. ERICA LAMARA disse:

    Oi, meu filho nasceu do dia 21 de julho de 2012, e sempre fez cocô normal amarelo, mais desde o dia 27 de agosto o cocô ficou verde, a primeira vez que vi verde saiu um triskinho de sangue, naum muito, mais me preocupei bastante. E hoje ainda ta verde, naum com a cor escura que tava mais ainda estar um pouco verde, o que faço ? Isso é normal ?
    Moro na Cidade de Itaporanga-Pb.

    • Administração disse:

      Olá mãe, na verdade a coloração das fezes está diretamente relacionada
      com o rítmo do trânsito intestinal, ou seja se por algum motivo
      (dieta,virose, tipo de leite) mudou de cor significa q seu trânsito
      intestinal foi acelerado e portanto houve a alteração da coloração das
      fezes. Estamos à disposição para maiores informações na PEDIACLIN.
      Abraço, Dr. Umberto Junior

  12. karen disse:

    meu filho tem 1 ano e 7 meses há 2 meses atrás ele nao quis mas tomar nem um tipo de leite, estou preocupada.O que fazer? Quais alimentos posso dar p substituir o leite? um abraço.

Faça sua pergunta

Rua F. Bonavides, 705 – Sala 104 – Medical Center J.C. - Patos–PB. Tel.:(83)3421.7698